21.7.06

Parte 4: O Ataque
Lição 3: A corrida de bases


É permitido aos corredores que estão nas bases tentar correr até a próxima base enquanto o arremessador está preparando seu arremesso, é o roubo de bases (base steel). Normalmente nesses casos o catcher, após receber a bola do pitcher, a arremessa em direção a base que está sendo roubada, tentando evitar o roubo e eliminar o ladrão (o termo usado é esse mesmo) por tag out. Se o catcher consegue eliminar é o chamado roubo pego (caught steeling), se o arremessador chega salvo a base é a chamada base roubada (stolen base). Quando um catcher percebe que alguém irá tentar roubar uma base, ele através de códigos avisa ao arremessador, que poderá, ao invés de arremessar para o rebatedor, arremessar em direção a base em que o corredor deveria estar, o obrigando a voltar. Caso o infilder consiga pegar a bola e aplicar o tag out antes do rebatedor voltar à base de origem é o chamado pickoff (não consegui arranjar uma palavra que traduzisse isso).

Se o catcher não conseguir pegar o arremesso do pitcher e a bola escapar, os corredores podem avançar por conta própria, tomando o risco de tomar tag out após a bola ser recuperada. Em um fly out, caso o corredor esteja com o pé na base na hora em que o outfielder pegou a bola ele poderá tentar avançar bases caso queira. Também é comum um rebatedor dar um bunt, isso quer dizer apenas deixar o taco encostar na bola para que ela bata rapidamente no chão, não vá longe e seja uma bola válida, permitindo o avanço do corredor que já está em base, mas normalmente (a não ser em casos de rebatedores muito ligeiros) o rebatedor é eliminado nessa situação. Caso o arremessador cometa uma falta no jeito de arremessar, é considerado um Balk e é permitido a todos os corredores avançar uma base sem serem eliminados.

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