15.7.06
Parte 3: A Defesa.
Lição 2: O pitcher (pode ser apreviado como P). O pitcher fica em cima do monte de arremessos e é no jogo o principal jogador, tanto é que a vitória ou a derrota sempre é creditada a ele (falarei melhor na parte de stats). Os pitchers são, costumeiramente, divididos em 3: os arremessadores titulares (starting pitcher, SP), os arremessadores aliviadores (reliever pitchers, RP) e os fechadores (closers, comumente eles são postos junto com os RP, já que são apenas um RP especial). O SP sempre começa o jogo e tem o objetivo de manter o time no jogo, arremessa em média 100 arremessos por jogo. Após isso ele sai de campo (em média no 5º ou 6º inning) e entra um RP, os RPs vão se revezando até chegar no 9º inning. Ao chegar no 9º inning, caso o time esteja ganhando apertado (normalmente até 3 corridas, no máximo 4) entra o closer. Como um time joga todos os dias e um SP demora 4 dias para se recuperar de um start, um time precisa ter 5 SPs.
O conjunto de SPs é chamado de rotação e o melhor SP da rotação de um time geralmente é chamado de Ace (Ás). Já os RPs não jogam mais do que 2 innings (normalmente apenas 1) e podem jogar até 3 ou 4 dias seguidos sem muitos problemas, dependendo do nº de arremessos dados em cada dia. Cada time tem 6 ou 7 RPs, o conjunto de RPs é chamado de Bullpen (as vezes essa palavra denomina todo o conjunto de pitchers, SPs + RPs). O conjunto de todos os pitchers ocupa de 11 a 12 espaços no elenco de um time, que tem 25 jogadores. Entre os jogadores mais importantes nessa posição estão os Aces Randy Johnson, Roger Clemens, Barry Zito e Johan Santana (esse último venezuelano, os outros americanos) e os closers Mariano Rivera (panamenho, meu grande ídolo e na opinião de muitos o melhor closer de todos os tempos), Trevor Hoffman (americano) e o, ultimamente, eterno machucado Eric Gagne (americano).
Na foto: Whitey Ford, ás canhoto dos Yankees, em ação em 1950. A velocidade de um de seus arremessos variava entre 100 e 140 km/hora. Hoje em dia, um Pitcher de força, bem acondicionado e focado, pode produzir arremessos com velocidade de quase 160 kph e direcionados com uma precisão de pontaria capaz de arrebentar um prato de jantar a 20 metros de distância.
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