18.7.06








Parte 3: A defesa.
Lição 5: o second base. O 2B fica um pouco mais a direita da 2B base, também intercepta bolas rasteiras ou de baixa altura. Precisa ser ágil, com excelentes reflexos e sem medo de se machucar para poder dar rápidos arremessos para 1B mesmo quando o corredor vai de propósito de carrinho em cima de sua perna. Tem que ter bom entrosamento com o Shortstop.

Este entrosamento se põe à prova na execução do Double Play -- a "matada dupla" (Lição 4.x) -- que exige uma sintonia coreográfica tanto para eliminar o corredor que vem disparado da 1B como para eliminar o rebatedor em plenas pernas tentando alcançar a primeira base antes que a bola o alcance.

Independente disso, impedir que o adversario chegue à segunda base é de suma importância táctica para o time defensor. O 2B reveza com o Shortstop a responsabildade da proteção da segunda base, já que ambos se posicionam equidistantes da mesma.

E por que a segunda base é tão cobiçada? Por ser ela a plataforma de lançamento de qualquer jogador do ataque capaz de alcançar correndo o Home Plate ao menor contato do rebatedor com o arremesso.

É uma posição que está passando por certa renovação, sem estrelas ainda, apenas grandes promessas como Robinson Cano (dominicano) e Brian Roberts (americano). Seu maior nome na atualidade, Alfonso Soriano (venezuelano) se mudou para o outfield esse ano.

Mas historicamente foi a posição tanto de grandes jogadores como de jogadores medíocres, já que o arremesso à primeira base sempre foi -- e continua sendo -- a jogada de menor distância e de menor risco no manual do jogo.

Excelentes na posição foram Bill Mazeroski (que, pelos Pittsburgh Pirates, marcou o Home Run no final do jogo contra os NY Yankees no World Series de 1960) e Joe Morgan, veterano dos Cincinatti Reds dos anos 60, 70 e 80 que hoje comenta (chatamente) os jogos do MLB pela ESPN.

Willie Randolph, que hoje do banco comanda os New York Mets, era 2B dos Yankees nos anos 80.

Na foto: Wally Backman, dos NY Mets, executando um Double-Play, aéreo diante do "slide" de Tony Gwynn, rebatedor mestre e campeão pelos San Diego Padres, em 1984.

Nenhum comentário:

Seguidores

Colaboradores