18.7.06




















Parte 3: A defesa.
Lição 6: o Shortstop.

O SS atua no infield entre a 2a e a 3a base. É chamado por alguns o "xerife" do infield. (Na verdade a chefia do infield é distribuída entre diversos jogadores, dependendo do momento e das circunstâncias táticas da jogada. Por exemplo: até o arremesso do pitcher quem comanda é o catcher; caso o rebatedor rebata, o comando passa a ser do shotstop.)

Na teoria os times privilegiam nessa posição defensores de grande habilidade atlética, coordenação (tanto dos pés como das mãos) e agilidade (tanto física como mental), não importando muito sua força no bastão. Como grande proporção das rebatidas "rasteiras" tendem a passar pela faixa do campo entre a 2a e 3a base, o Shortstop tende a ser um dos jogadores mais intensamente exigidos defensivamente no decorrer do jogo.

Assim como o Second Baseman, ele precisa ser ágil e destemido. Se a bola for rebatida em cima do Second Baseman é o SS que faz a proteção da segunda base. Os jogadores mais completos da liga normalmente ficam nessa posição. Jogadores Importantes: Derek Jeter (americano), Miguel Cabrera (dominicano), Michel Young (americano), e Alex Rodriguez (americano, atualmente jogando na 3B, mas passou 7 anos jogando de SS).

Na foto: Ozzie Davis do St Louis Cardinals (uniforme branco, detalhes vermelhos) deslanchando a "virada" do Double-Play com seu arremesso à primeira base. Smith, "The Wizard of Oz," atuou nas grandes ligas entre 1978 e 1996. Foi um dos melhores na posição em todos os tempos.

2 comentários:

Chico da Kombi disse...

Parabéns pelo bom trabalho, prof.Rafic.
Parabéns pelo bom trabalho, prof.Balla.

Anônimo disse...

meninos eu vou aprender mesmo o beisebal,parabens pelo esforço e pela gentileza.

Seguidores

Colaboradores